quinta-feira, 9 de julho de 2009

Chocolate natural, caseiro, saudável e artesanal





Essa é a matéria - prima: Cacau. faz muito bem para quem tem problema de diabetes, para regular as taxas de açúcar, comer esses baguinhos. na verdade, é 'roer' só a 'carne' desses bagos. o gosto se parece com pitomba ou pinha (fruta-do-conde).



PASSO 1: Retirar os bagos do cacau.


PASSO 2: Depois de retirados esses baguinhos (espero que ninguém antes tenha chupado as carninhas) são expostos ao sol para secagem. precisam estar bem secos, para passar à próxima etapa.



PASSO 3: agora vamos assar as sementes no forno, no fogao a lenha, numa vasilha em cima do fogo, qualquer coisa serve. contando que asse as sementes como se assa amendoim, para retirar as cascas.


PASSO 4: retira as cascas esfregando as sementes assadas na mão. (Não precisa dizer que pode esperar esfriar um pouco, ne)


PASSO 5: Amasse-se um punhado de sementes assadas e descascadas (se for menor do que esse pilão, pássa o dia todo!!!) o quando der no pilão ou onde se estiver amassando, até ficar uma pasta igual à cor do chocolate meio amargo. fica escuro e bem oleoso. mas tem que amassar bem!



PASSO 6: O passo final é fazer blocos (pode-se colocar em fôrmas. aqui se coloca em folhas de bananeira) e deixar secar de um dia para o outro, aproximadamente. Pronto! agora só é ralar em leite adoçado, coar ou peneirar e beber!

* Assim que conseguir as fotos que faltaram, acrescento aqui.

Nenhum comentário: