sexta-feira, 15 de junho de 2012


De novo ao trabalho.

Como todos sabem estivemos viajando um pouco entre Borba e João Pessoa. Tirei uma licença de dois meses e férias. Foi no período que o Jônatas nasceu. Mas já desde o dia 1 de Junho que eu voltei a Borba. Encontrei muita água pelo caminho. O amazonas sofre uma das maiores enchentes de toda a sua história. 
 Para chegar em Borba está mais um pouquinho complicado. Pois a estrada que liga Manaus à Autazes tem vários pontos de alagamento, o que só torna possível a passagem de carros grandes. Ainda conta com um trecho totalmente intransitável, fazendo-se necessário pegar uma canoa para atravessar, o que antes era uma estrada estadual.

Já aconteceu alguns acidentes nessa pista, mas, não é perigoso, basta ser cauteloso. Agora a viagem está demorando um pouquinho mais, cerca de 8 a 9h. E ficou mais cara também, pois os motoristas aproveitaram para explorar o povo.


Graças ao Senhor, com todos esses transtornos, não há mortes decorrentes da enchente. E nada disso nos impede de ir e vir.

Contudo algumas cenas são peculiares. Observem esse vídeo em um dos pontos de alagamento onde os moradores locais aproveitaram para tarrafiar.


Graças ao Senhor a cidade de Borba em bem alta, e na cidade mesmo não há prejuízos pela enchente. Até porque, em nossa região o rio não encheu tanto. Não atingiu nem as marcas do ano passado.

Quanto a Igreja em Borba posso dizer que foi um período bom, de amadurecimento para os irmãos que pastoreiam comigo. Eles passaram por problemas diversos. Mas, o Senhor que cuida de seu povo e dirige seus obreiros os guiou a toda verdade.


               A pediatra não aconselhou o retorno à Borba antes do bebê fazer 3 meses e estar com todas as vacinas em dia, imunizado para o longo percurso ao interior do Amazonas. Eu estou com a escoliose descontando todos os meses da gestação sem dores e venho tendo dores e falta de ar quase diariamente. Preciso retomar a fisioterapia o quanto antes para poder cuidar bem do nenê sem dificuldades, mas atualmente, só estou por conta da amamentação, enquanto que os vovôs e titios, cuidam do resto. Gostaria de ficar mais tempo com o lindinho, mas minhas costas não me permitem. Fui a um reumatologista que me justificou as dores e a falta de ar por uma compressão do pulmão e coração por conta do desvio da coluna e da cifose (curvamento dos ombros pra a frente). Ore por esta causa para que, passando os 45 dias de resguardo, eu retome a fisioterapia, que ela surta o efeito desejado e que eu possa assumir todas as minhas funções maternas sem impedimento. Willians tem ido a Borba todo mês, desde Fevereiro quando viemos ter nosso bebê, e passa lá alguns dias orientando o obreiro local que ficou em seu lugar nas resoluções dos problemas que surgiram nesses meses. Também está visitando todos os irmãos da Congregação e pastoreado cada família. Willians é um pastor muito esforçado e um ministro vocacionado que pastoreia a todos que estão à sua volta, mesmo que não sejam da sua Congregação ou estejam debaixo da sua responsabilidade direta, e assim, mesmo aqui em João Pessoa tem visitado, evangelizado, realizado estudos e pregado em várias igrejas aqui da cidade. Em Borba, algumas situações tem surgido, dando oportunidade de crescimento ao Élson (o que está concluindo o CPO esse ano em Garanhuns, e substituindo Willians nessa fase de ausência) e amadurecimento a alguns irmãos. Enquanto uns tem abandonado o Senhor ou andado em pecado deliberado e recebendo a disciplina eclesiástica, outros tem desenvolvido seus dons e tarefas na igreja com muita responsabilidade e temor a Deus e alguns novos tem recebido o disicpulado, desejado o batismo e são acompanhados pelos irmãos da Congregação. A nova tesoureira da igreja é eficiente e tem dado muito orgulho ao seu pastor. Élson tem se mostrado um excelente pastor, cuidando com zelo e abdicação do rebanho de Cristo, aconselhando, sendo firme e liderando os irmãos com amor, mas não deixando de falar contra o pecado de cada um. Mais uma família começou a realizar os estudos bíblicos em sua casa, o irmão que estava aprendendo teclado na Escala tem dado continuidade na aprendizagem com um irmão de outra denominação, uma família ausente da Congregação tem estado em todos os domingos com alegria. Como um rebanho comum, temos boas e más notícias, enquanto uns crescem, outros dão sinais de fraqueza espiritual e outros até de impiedade. Willians está animado, apesar dos problemas que tem encontrado, e visto Deus guardar os Seus da queda.
               Ore pela saúde espiritual dos irmãos da Congregação, pela firmeza na fé e na doutrina para os líderes e crescimento dos que tem iniciado dos discipulados e estudos bíblicos. Obrigada por estar conosco em oração, essa atitude é muito importante para que resultados possam ser vistos e as mudanças internar aconteçam em todos. Que Deus esteja com você, conosco e dando a cada um de nós a força para cumprir o IDE do Senhor em Borba ou aí em sua cidade. Não se esqueça: A missão é de todos, faça a sua parte e seja também um missionário obediente ao Senhor aonde você está, intercedendo por aqueles que estão integralmente envolvidos nisso.