sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Projeto Despertando Vocações

Curso de Música: Iniciará novas turmas agora em Fevereiro e além dos 5 do ano passado, mais 6 se inscreveram para iniciar as aulas. Desses 6 novos alunos, 3 são da igreja que através da audição, se interessaram em aprender.

Membresia: Algumas pessoas nos perguntam quantos membros tem a nossa Congregação. Nós temos 12 membros comungantes, 16 membros não-comungantes (crianças filhas dos membros), duas famílias e um rapaz fazendo catecúmenos e 3 famílias iniciando o discipulado, aumentado 10 comungantes e 7 não-comungantes ainda esse ano, se Deus quiser. Esses números são apenas números, já que muitos fizeram estudos em 2010 e desistiram, outros pareciam estar interessados e abandonaram e ainda tem aqueles que se dizem da igreja, mas às vezes vão aos cultos, às vezes dão o dízimo e não são firmes. Chamamos de discipulado o pós-evangelismo, onde estudamos os princípios básicos da fé, como salvação, quem é Jesus, como ser salvo, compromisso com Deus. Já o catecúmenos vem depois que a pessoa confirmou seu compromisso, pede para ser batizada, já vai aos cultos e mostra fruto de conversão, como santidade e trabalho de evangelização. Colocamos esses números apenas para os interessados terem uma idéia do tamanho da Congregação, dos trabalhos de evangelismo que estão sendo feitos, mas sabemos que números enganam e por vezes, corrompem. Por isso, nosso interesse maior não está fixado neles, mas em obedecer a Deus e em achar os eleitos do Senhor e trabalhar neles, pela misericórdia de Deus, o caráter de Cristo.

Aluguel: Já outra pessoa alugou o salão embaixo de nossa casa e nos adiantou o primeiro mês de aluguel, o que nos fará sair do aperto esse mês. Graças a Deus que não deu nem um mês entre a saída da anterior e esse novo inquilino, não alterando as finanças da Congregação como temíamos.

Esperança: Falta apenas trocar uma peça do barquinho para podermos negociar num terreno. Vamos comprar a peça em Manaus e o mecânico aqui em Borba vai terminar de montar o motor do barco, aí estaremos prontos para terminar o sufoco com o Esperança. Com a vinda dos seminaristas pra cá, alugamos um barco e viajamos com eles ao interior e vimos que para nossa situação atual na Congregação, esse é o meio mais adequado para evangelizarmos os ribeirinhos. Não queremos parar com as viagens às comunidades, mas não temos condições financeiras e de pessoal para cuidarmos de um barquinho próprio. Gostamos demais da experiência e pensamos em continuar fazendo assim depois de não termos mais o barquinho.

Seminaristas: Mais uma visita animadora esse mês de Janeiro: 10 seminaristas de vários seminários Presbiterianos no Brasil passaram 4 dias aqui em Borba evangelizando na cidade e entre os ribeirinhos e fazendo culto para experiência deles e benção ao nosso trabalho, sob a direção do Rev. Marcos André, diretor do Seminário Presbiteriano do Norte em Recife e do Rev. Jaime Marcelino, pastor da Igreja Presbiteriana de Cidade Nova em Manaus e na companhia do Rev. José Alex, professor do Seminário em Teresina. Foram dias maravilhosos, muito alegres e cheios de novas experiências para eles. A Congregação em Borba correu muito para hospedar, alimentar e dar a esses irmãos bons momentos em meio às peculiaridades e dificuldades do interior amazonense. Agradecemos a escolha dos pastores em vir ao nosso campo e também a Deus por tê-los feito vir a nós. Eles são os primeiros de um projeto pioneiro da nossa IPB, o Projeto Despertando Vocações, que visa dar aos alunos dos nossos seminários uma visão real do campo, suas necessidades e peculiaridades. Dando ao seminaristas oportunidade de rever seu chamado, melhorar nas áreas em que teve dificuldade, conversar e aprender com o obreiro local, entre outras obras que o Espírito Santo possa fazer através dessa experiência nova. Gostamos da iniciativa e oramos a Deus para que cumpra o seu objetivo, abençoando futuros pastores e, consequentemente, futuras igrejas e irmãos por todo o Brasil.
Seminaristas e professores em 20h de barco a caminho de Borba

Pr. Marcos André e o irmão Ribamar acomodados no barco

Na mesa de refeições do barco


Na Kombi, a caminho da casa pastoral
Todos na casa pastoral

primeiro dia de evangelismo na cidade

Evangelismo de casa em casa com objetivo de marcar discipulados e convidar para culto
Pr. José Alex e o irmão Ribamar evangelizando de casa em casa
Pr. Marcos André orando por um enfermo no evangelismo
Thiago em visita aos irmãos da igreja

Conhecendo algumas crianças da Congregação durante visitas
Momento de culto

Irmãos da Igreja Presbiteriana de Cidade Nova tocaram no momento de cânticos

Refeição na casa de uma irmã da igreja



Refeição (logo começou a chuva)

A caminho das Comunidades Ribeirinhas no Rio Madeirinha 
Instruções antes do evangelismo na Comunidade Santa Clara

Alguns caminharam um pouco até chegar  as casas



Na casa do Sr. Carlos havia bastante simplicidade e gratidão.
Os ribeirinhos sempre param para ouvir
Dificuldades com o barranco e a diversão dos aventureiros
Renan e Charley precisaram ir em uma canoa para alcançar algumas casas

Despedida dos ribeirinhos da Comunidade Santa Clara após o culto
Contando as experiências dos evangelismos na última noite em Borba