quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Amazon Outreach em Borba 2 (continuação)

A partir da segunda-feira, de manhã cedo iniciamos nossos trabalhos nas comunidades ribeirinhas. Chamamos Comunidades Ribeirinhas, aquele conjunto de casas à beira do rio, às vezes com 3, 15 ou várias casas, chegando a morar mais de 200 pessoas em cada comunidade. Há comunidades que já tem ruas asfaltadas, comércio, postos de saúde e por isso já querem se tornar cidades. Para quem não conhece a região norte, seria o equivalente às vilas e vilarejos das cidades.

Cada dia estivemos em uma comunidade. Passamos o dia fazendo atendimento médico, dentário, evangelizando de casa em casa, fazendo exame de vista, dando aula para crianças, mulheres e homens, finalizando com o culto ou filme Jesus ao anoitecer.

Esse tipo de trabalho nos ajuda a sermos bem-vistos na cidade e no interior (como eles chamam as comunidades ribeirinhas); Faz o trabalho inicial de plantação da semente do evangelho, para podermos voltar com o barquinho Esperança depois de alguns dias, junto com os rimãos da igreja, para vermos a veracidade das conversões e fazermos um evangelismo novamente; Também é útil demais no evangelismo de comunidades mais longe, onde não conseguimos chegar com nosso pequeno barquinho; Além de ser um momento de comunhão e de conhecermos novos irmãos para aprendermos e crescermos juntos.


1. ATENDIMENTO MÉDICO: Esse é o mais procurado pela carência de médicos em todas as comunidades. Filas grandes de pessoas para curar coceiras, feridas, verminoses, malária, gripe, entre outras, apareciam precisando do dr. ficaram muito gratos por isso.





2. DISTRIBUIÇÃO DE REMÉDIO: Após o atendimento médico, os pacientes passavam em outro irmão para pegar o medicamento prescrito. Todos os medicamentos são doados às pessoas das comunidades. É um gasto muito alto, mas os irmãos mantenedores se alegram em investir e conseguem doações de fábricas, até.


3. ATENDIMENTO DENTÁRIO: Alguns dentistas no grupo fizeram extrações dentárias. Tudo esterilizado, com estufa e auto-clave no barco. não houce nenhum caso de infecção ou qualquer problema devido ao atendimento. tudo feito com carinho e capricho por parte desses irmãos. E muita paciência com as crianças com medo.




4. TRABALHO COM CRIANÇAS: Com brincadeiras e bombons as crianças foram se chegando ao grupo de irmãos adolescentes (geralmente filhos dos adultos que estavam na viagem). ouviram a Palavra de Deus, cantaram, fizeram trabalhos manuais, se divertiram e ganharam Bíblias. era um dia inteiro de programações com elas e elas não se cansavam de pular, gritar e correr. Dá pra saber a parte da equipe dos gringos que ficou mais cansada, não é?




5. DISTRIBUIÇÃO DE ÓCULOS: Esse simpático casal estava nesse tipo de viagem pela primeira vez e estavam empolgadíssimos! cada pessoa que se sentava para fazer o exame de vista (aquele de ler as letrinhas) era evangelizado, recebia uma Bíblia e uma oração antes de se levantar.



6. EVANGELISMO DE MULHERES: Algumas mulheres que tambem não tinham alguma profissão específica para esse tipo de atividade, vieram dispostas a evangelizar através de pintar unhas. Enquanto conversavam com as mulheres, falavam de Cristo. E depois também fizeram uma palestra sobre se cuidar, cuidar dos filhos, da casa e do marido como obediência a Deus. Ainda doaram ofertas de pessoas das igrejas Norte-Americanas que essas irmãs frequentavam, e que não puderam estar na viagem mas queriam participar de alguma forma, organizaram: deram chinelas, batom, presilha de cabelo, shampoo, condicionador, hidratante, sabonete, pente. um kit de beleza para as mulheres colocarem em prática o que tinham aprendido.



7. EVANGELISMO DE HOMENS: O senhor que deu a palestra para os homens não tinha profissão alguma que pudesse usar aqui no trabalho. Mas trouxe vários bonés que ele comprou e pediu em sua igreja para doar aos homens da comunidade. Assim, ele chamou todos os homens, distribuiu material de pesca e esses bonés e antes de doa-los, pregou o Evangelho para eles. Também falou sobre a necessidade de assumirem a responsabilidade financeira dos seus lares, de amar as suas esposas e também sobre traição.


8. EVANGELISMO DE CASA EM CASA: Quando alguns estavam desocupados, Willians saía com eles fazendo evangelismo de casa em casa, para achar aqueles que não foram até o local de atendimento e palestras (geralmente a escola ou o 'Centro de Convencções' da Comunidade). Poucas pessoas foram achadas em suas casas, mas haviam pessoas que não seriam evangelizadas se não houvesse esse grupo indo até elas. por vários motivos não iam até onde estava a concentração de pessoas: vergonha, medo, doença grave, ou justamente por saber que eram cristãos e que o Evangelho seria pregado. Mas nem ficando em casa, 'escaparam' de ouvi-Lo.

9. CULTO / FILME: No final de cada dia, ao entardecer (antes que os mosquitos ficassem insuportáveis) passávamos ou o filme Jesus ou fazíamos um culto com cânticos, testemunho e mensagem evangelística com figuras.








Nenhum comentário: